Mangueiro
Nome vulgar: Mangueiro.
Nome científico: Mangifera indica L.
Família: Anacardiaceae
Descrição: É uma árvore de grande porte, podendo atingir 30 m de altura, de casca rugosa, cinza escura e fibrosa. As flores são aromáticas e amarelas-esverdeadas. A folhas acumulam-se na ponta dos galhos e têm de 10 a 30 cm de comprimento, oblongas ou lanceoladas, de cor verde-escura brilhante. Os frutos, as mangas, são frutos volumosos, com cores verdes, amareladas ou alaranjadas, possuem uma polpa suculenta, fibrosa, de cor amarela ou amarela alaranjada e um grande caroço (semente) no seu interior.
Este exemplar, abaixo descrito em fotos, está crescendo com a maior tranquilidade deste mundo, no jardim deste vosso ‘’bloguista’’ no concelho de Montemor-o-Velho (Portugal). Portanto, muito longe do seu habitat natural, que é, em ocorrência nos países exóticos.
FOTOS: Vasco Rama
3 comentários:
Pois é...!!!
Este exemplar que está a crescer no concelho de Montemor-o-Velho, mais propriamente na Capital do Universo "Méco", está muito viçoso, comparativamente com a Jacarandá “Jacaranda mimosifolia, D. Don” “da família Bignoniaceae” que ao lado plantada, está murcha e desfigurada (nem fotos mereceu).
Mas enfim, com o tempo outra se plantará…!!!???
Ola amigo Rama
E' em tudo curiosa esta forma de crescimento do mangueiro ,fora do ambiente do seu habitat natural.Talvez devido a epoca de calor que atravessamos, talvez porque o seu jardim tenha condicoes especiais para tal .De qualquer modo fico curioso em saber se vai mesmo crescer nesse jardim ,como aqui neste ,tao seu em que a amizade nunca para de crescer.
Um abraco.
Eduardo.
O JARDIM DA AMIZADE
"MANGUEIRO"
Aqui é um jardim das flores, da amizade, da saudade, assim venho desejar para você uma semana:
FUTURECIDA!
Efigênia Coutinho
Enviar um comentário