terça-feira, 16 de junho de 2009

MANGUEIRO

Mangueiro

Nome vulgar: Mangueiro.

Nome científico: Mangifera indica L.

Família: Anacardiaceae

Descrição: É uma árvore de grande porte, podendo atingir 30 m de altura, de casca rugosa, cinza escura e fibrosa. As flores são aromáticas e amarelas-esverdeadas. A folhas acumulam-se na ponta dos galhos e têm de 10 a 30 cm de comprimento, oblongas ou lanceoladas, de cor verde-escura brilhante. Os frutos, as mangas, são frutos volumosos, com cores verdes, amareladas ou alaranjadas, possuem uma polpa suculenta, fibrosa, de cor amarela ou amarela alaranjada e um grande caroço (semente) no seu interior.

Este exemplar, abaixo descrito em fotos, está crescendo com a maior tranquilidade deste mundo, no jardim deste vosso ‘’bloguista’’ no concelho de Montemor-o-Velho (Portugal). Portanto, muito longe do seu habitat natural, que é, em ocorrência nos países exóticos.

FOTOS: Vasco Rama

3 comentários:

Unknown disse...

Pois é...!!!
Este exemplar que está a crescer no concelho de Montemor-o-Velho, mais propriamente na Capital do Universo "Méco", está muito viçoso, comparativamente com a Jacarandá “Jacaranda mimosifolia, D. Don” “da família Bignoniaceae” que ao lado plantada, está murcha e desfigurada (nem fotos mereceu).
Mas enfim, com o tempo outra se plantará…!!!???

Eduardo Mesquita disse...

Ola amigo Rama
E' em tudo curiosa esta forma de crescimento do mangueiro ,fora do ambiente do seu habitat natural.Talvez devido a epoca de calor que atravessamos, talvez porque o seu jardim tenha condicoes especiais para tal .De qualquer modo fico curioso em saber se vai mesmo crescer nesse jardim ,como aqui neste ,tao seu em que a amizade nunca para de crescer.
Um abraco.
Eduardo.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

O JARDIM DA AMIZADE

"MANGUEIRO"

Aqui é um jardim das flores, da amizade, da saudade, assim venho desejar para você uma semana:
FUTURECIDA!

Efigênia Coutinho